sexta-feira, 23 de novembro de 2012

AVIÃO NORTH AMERICAN NA-265 SABRELINER-60 (PT-KOT) (VARIG/ATLANTICATOP TAXI AEREO/FUTURA RIO-SUL) (1976/1980)


- Rio Sul (1976-2003)
Em novembro de 1975, o governo federal
criou o Sitar - Sistema Integrado de Transporte Aéreo Brasileiro para desenvolver a aviação
de terceiro nível. A Varig, junto com o Grupo
Bradesco, constituiu a Rio Sul, escolhendo um
nome que traduzia o eixo principal de opera-
ções da empresa. Com a criação dos VDC -
Vôos Diretos ao Centro, a Rio Sul aproveitou a
oportunidade e passou a competir nos grandes
centros do Sudeste. Trouxe jatos 737-500,
depois os ERJ-145 (primeira cliente na América
Latina) e foi crescendo. Na verdade, a Varig
teve na Rio Sul uma galinha dos ovos de ouro:
com os jatos operando em aeroportos centrais,
a ocupação cresceu, as tarifas ficaram mais
cheias e, não menos importante, os salários
pagos na Rio Sul eram muito menores do que
aqueles pagos na Varig. Isso explica a ascensão
da empresa ao quinto lugar no ranking do
mercado doméstico. Com a crise na Pioneira
ficando cada vez mais aguda, em meados de
2003 a Rio Sul teve sua administração e
operação fundidas à Varig, na prática encerrando sua vida como entidade “independente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário