segunda-feira, 7 de maio de 2012

(PP-VJL) (L-188A) (VARIG) (1962/1992) (PP-VJL) (02)

AVIÃO LOCKHEED L-188A ELECTRA II (PP-VJL) (VARIG) (1962/1992) (02) ( A serviço da ONU. No dia 31 de outubro de 1962 um fato curioso ocorreu com o Electra > PP-VJL, que pernoitava em N.York. Ele foi requisitado pela Organização das Nações Unidas, para ir buscar em Havana o secretario geral da ONU, H.Thant, que lá se encontrava negociando a retirada de mísseis soviéticos instalados em Cuba, que se constituíam em real ameaças aos Estados Unidos. no celebre episódio que passou à história como a Crise dos Mísseis. Nessa missão especial o PP-VJL teve como tripulantes os comandantes Plato e Padovani, o engenheiro Werner e o navegador Nicásio. Por se tratar de zona de conflito, eles concordaram em realizar o vôo após receber um rádio da Varig confirmando a contratação de um seguro especial, tendo como beneficiárias sua famílias, feito em caráter emergencial no Lloyd’s de Londres. O vôo N.York/Havana/N.York teve a duração de 9 horas e 42 minutos e, dada a importância da missão, após a decolagem de Havana, caças americanos escoltaram o avião brasileiro até Nova York, com espaço aéreo na rota interditado para qualquer outra aeronave. )
AVIÃO LOCKHEED L-188A ELECTRA II (PP-VJL) (VARIG) (1962/1992) (02) Em 1962 a Varig recebeu suas primeiras aeronaves Electra II - Lockheed L-188A, que foram utilizadas em linhas domésticas. Por algum tempo esses aviões ainda realizaram o "Vôo da Amizade" ligando o Rio de Janeiro a Lisboa com escala em Recife e na Ilha do Sal. Os Electra II voaram na Ponte Rio - São Paulo de setembro de 1962 a 6 de 
janeiro de 1992, totalizando quase trinta anos de serviços prestados nessa linha. De 1975 a 1987 essas aeronaves foram as únicas a operarem a Ponte Aérea Rio - São Paulo, a segunda rota mais movimentada do mundo (perde apenas para a de New York-Washington, nos Estados Unidos). A Varig adquiriu quatorze aeronaves desse modelo. O PP-VJM, primeiro turbo-élice adquirido em 1962, realizou o último vôo de Electra em nosso pais a 6 de janeiro de 1992. A aeronave encontra-se exposta no Museu Aeroespacial de Campos dos Afonsos (MUSAL) , no Rio de Janeiro-RJ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário