sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

(PP-CEA) (CV-340B) (PP-CEA) (VARIG/CRUZEIRO) (ANTARES) (1954/1969) (PP-CEA)

AVIÃO CONVAIR CV-340B SIRIUS (PP-CEA) (VARIG/CRUZEIRO) (ANTARES) (1954/1969)
AVIÃO CONVAIR CV-340B SIRIUS (PP-CEA) (VARIG/CRUZEIRO) (ANTARES) (1954/1969) A VARIG, de 1954 a 1969, operou com os CV-240 a maioria de suas linhas. No início da década de 50 o Convair 240 era uma das aeronaves mais rápidas do mundo. A sua excepcional velocidade em torno de 435 Km/h, foi um dos fatores decisivos para a sua incorporação à frota VARIG, tendo em vista que houve uma apreciável redução de tempo das viagens, fator preponderante numa nação de extensão territorial como o Brasil. A VARIG possuiu treze exemplares e com eles manteve tráfego regular entre as principais cidades brasileiras, Montevidéu e Buenos Aires. Em 1946, a empresa Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul ganharia do governo brasileiro o direito de explorar voos entre o Brasil, Porto Rico e os Estados Unidos. Para atender essas rotas, a empresa adquiriu 3 aeronaves Douglas DC-4. Porém a Cruzeiro exigiria subvenção do governo brasileiro para operar essas rotas, o que não seria aceito pelas autoridades, de forma que a empresa desistiria de operar as mesmas. Com isso, os DC-4 operariam brevemente em rotas nacionais até serem devolvidos em 1952.2 Para substituí-los, a Cruzeiro do Sul encomendaria entre 1954 e 1960 19 aeronaves Convair, sendo 10 CV240 usados (adquiridos da American Airlines), 4 CV340 e 5 CV440. As primeiras aeronaves seriam os CV340, com o primeiro deles recebido em março de 1954. Essa aeronave seria fabricada em 1954, tendo recebido o número de série 159 e seria registrada como PP-CDW. Nessa época a Cruzeiro do Sul batizaria seus aviões com nomes de estelas. As aeronaves Convair 240/340/440 prestariam serviços na Cruzeiro do Sul até 1967 quando seriam substituídas pelos NAMC YS-113 . Das 19 aeronaves operadas, 6 seriam perdidas em acidentes. Isso contribuiria para a substituição precoce dos Convair.

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