sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

(PP-CAY) (DC-3A) (PP-CAY) (VARIG/CRUZEIRO) (1946/1971) (PP-CAY)

AVIÃO DOUGLAS DC-3A DAKOTA/SKYTRAIN (PP-CAY) (VARIG/CRUZEIRO) (1946/1971)
AVIÃO DOUGLAS DC-3A DAKOTA/SKYTRAIN (PP-CAY) (VARIG/CRUZEIRO) (1946/1971) A VARIG, após o término da Segunda Guerra Mundial, adquiriu uma grande frota de aviões DC-3. Com os "Douglinhas", em 27 de agosto de 1946, foi inaugurada a linha Porto Alegre -São Paulo - Rio de Janeiro Os DC-3 operaram em todas as linhas interestaduais e na internacional, ligava Porto Alegre a Montevidéu e Buenos Aires. No final dos anos 60 realizava vôos somente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Durante 25 anos essas aeronaves prestaram inestimáveis serviços à VARIG, tanto no transporte de passageiros quanto no de cargas .
Cruzeiro do Sul (1927-1975)
A origem da empresa vem da Alemanha.
Herdeira do Condor Syndikat, empresa criada por pioneiros da aviação naquele país,
a companhia foi fundada em 1
o
 de dezembro
de 1927 no Rio de Janeiro, quando recebeu o
nome de Syndicato Condor Ltda. Vôos entre
o Rio de Janeiro e Porto Alegre foram iniciados. Os serviços logo foram expandidos para
o norte do país, até Natal. Com a eclosão da
Segunda Guerra, a empresa percebe ser fundamental a mudança de nome, afastando-se
de suas origens alemãs. Nasce em 16 de
janeiro de 1943 a Serviços Aéreos Cruzeiro do
Sul Ltda. No mês seguinte, a empresa compra
quatro Douglas DC-3 e começa a mudar sua
frota para equipamentos norte-americanos.
A frota, padronizada com aeronaves DC-3 e
C-47, enfrenta dura competição de aproximadamente 30 empresas aéreas domésticas,
surgidas no pós-guerra. A Cruzeiro ganhou em
1947 o direito de servir Porto Rico, Nova York
e Washington, mas exigiu subvenção governamental para operar as rotas. A subvenção
não foi concedida e, posteriormente, a rota
foi entregue à Varig. A década de 1970 come-
ça mal para a empresa, que encontrou crescentes dificuldades para competir com a Varig,
Vasp e Sadia/Transbrasil. Em 22 de maio de
1975 a Cruzeiro foi adquirida pela Varig.
A marca e o nome, porém, foram mantidos
até 1997, quando os últimos 737-200 originalmente empregados pela Cruzeiro foram pintados nas cores da Varig.


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